Barra de hp e mp na tela
Transformado HP em percentual
Transformado HP em percentual
Bem,
para fazermos a barra de hp (ou mp, tanto faz, o processo é o mesmo),
teremos que primeiramente transformar o valor do hp em um valor
percentual para podermos relacionar com as figuras da nossa barra. Mas
pra que isso??? Ora, nós sabemos que quando o herói passa de nível, o
seus valores hp e mp máximos aumentam, portanto se a gente fizesse a
barra direto em cima do valor máximo do hp do herói, quando o mesmo
aumentar de nível, a barra vai ficar desregulada. É preciso fazer com
que a barra seja de acordo com o hp do herói em qualquer nível que ele
esteja, ok?
Bem, então primeiro nós temos que fazer uma variável
para armazenar o valor máximo do hp do herói. Vá em eventos comuns e
crie um evento chamado Barra de hp, coloque em processo paralelo. Em
seguida, nesse evento, crie uma variável e de o nome de HP máximo e
defina como: herói >> HP Max. Em seguida precisaremos criar uma
variável para armazenar o valor do HP atual do herói, então crie outra
variável com o nome HP Atual e defina como: herói >> HP Atual. A
seguir vamos fazer o cálculo que transformará o valor do HP em
percentual utilizando essas variaveis. Então em alterar variaveis,
selecione a variável HP Atual e multiplique por 100. E logo em seguida,
novamente em alterar variaveis, selecione a variavel HP Atual e divida
pela variável HP Máximo. Nesse momento a variável HP Atual representa o
percentual do HP do herói e é ela que vamos utilizar para relacionar
com as figuras da barra de HP. O código desses calculos deve ficar mais
ou menos assim:
Colocando as figuras
Agora
já podemos colocar as imagens que representam a nossa barra. O ideal é
fazer 100 imagens para a barra, uma para cada unidade dos 100%.
Acredito que a colocação dessas imagens não precisa ser explicada nos
mínimos detalhes, se você prestar bem atenção no código vai entender
como é feita. É só colocar as condições para que cada figura apareça.
Na engine você pode ver melhor como isso funciona.
Download da engine:
RapidShared
4shared